O assédio moral no ambiente de trabalho se caracteriza pela prática reiterada e prolongada de atos que submetem o profissional, durante o exercício da função, a situações constrangedoras e humilhantes. Você sabe o que é assédio moral no trabalho? Quais situações podem caracterizá-lo? Quais as consequências para a empresa? Continue a leitura para tirar essas dúvidas!
Quando o assunto é assédio moral no ambiente de trabalho, não é incomum que os empresários, gestores e colabores tenham muitas dúvidas, sobretudo relacionadas à caracterização do assédio e às consequências dele para o empregado e o empregador.
Entenda o que é assédio moral no ambiente de trabalho
O assédio moral pode ser definido como um processo deliberado de perseguição ao trabalhador. Portanto, ele é caracterizado quando há a prática reiterada e prolongada de atos que submetem o profissional, durante o exercício da função, às situações constrangedoras e humilhantes. Esses atos tendem a desqualificar e desestabilizar a relação do ofendido com a instituição e o ambiente de trabalho.
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o assédio moral não acontece apenas na relação entre chefe e subordinado. Ele pode ocorrer entre indivíduos que ocupam o mesmo cargo, ou seja, que têm a mesma posição hierárquica, e até mesmo ser praticado por um subordinado contra um superior hierárquico (assédio vertical ascendente).

Veja algumas situações que caracterizam assédio moral
O ambiente corporativo pode incluir competições, imposições e cobranças. Dessa forma, não são todas as situações desagradáveis que caracterizam ofensa à dignidade do trabalhador. No geral, a análise é feita de acordo com as circunstâncias de cada caso. Por outro lado, é possível elencar algumas situações que, comumente, configuram o assédio moral. São elas:
- atribuir ao trabalhador o cometimento de erros que não ocorreram;
- impor metas intangíveis;
- atribuir ao colaborar adjetivos pejorativos;
- fazer brincadeiras constrangedoras e vexatórias com o trabalhador;
- causar punições injustas;
- fazer ameaças reiteradas e injustificadas de demissão e punições;
- estabelecer jornadas de trabalho abusivas;
- fornecer orientações erradas ao colaborador;
- deixar de repassar instruções para o trabalhador;
- humilhar publicamente o colaborador;
- criar condições que forcem o trabalhador a pedir demissão.
Importante reiterar que essas são apenas algumas das situações que podem caracterizar o assédio moral. Apesar de o tema ainda ser pouco debatido no interior de algumas instituições, é muito importante que os empresários e gestores fiquem atentos ao clima organizacional, visto que o assédio no ambiente de trabalho traz inúmeras consequências negativas para a saúde do assediado, assediador e empresa.
Conheça algumas das implicações do assédio
A princípio, algumas situações ocorridas no ambiente laborativo podem ocasionar inúmeros danos à saúde física e psicológica do colaborador, afetando, até mesmo, suas relações afetivas e sociais. Dentre os problemas ocasionados pelo assédio às suas vítimas, podemos citar:
- desmotivação;
- isolamento;
- ansiedade e estresse;
- depressão;
- perda da capacidade de tomar decisões;
- abandono do emprego.
Assim, além de afetar a saúde do colaborador e, consequentemente, sua produtividade, o assédio moral traz vários outros transtornos para as empresas, tais como:
- aumento da taxa de turnover;
- dos níveis de absenteísmo;
- aumento dos casos de acidentes de trabalho;
- danos à imagem da instituição perante o mercado;
- processos trabalhistas;
- gastos com indenizações e multas;
- rescisão indireta do contrato de trabalho.
Portanto, como você pode perceber, o assédio moral no ambiente de trabalho prejudica todas as partes envolvidas. Por isso, é muito importante que os empregadores adotem medidas para prevenir, identificar e coibir esse tipo de conduta. Afinal, a empresa deve zelar pela saúde do colaborador no ambiente laborativo. Por isso, é muito importante que os empregadores adotem medidas que sejam capazes de prevenir, identificar e coibir esse tipo de conduta. Afinal, cabe a empresa zelar pela saúde do colaborador no ambiente laborativo.
Este artigo foi útil? Somos um escritório especializado em Direito Trabalhista, entre outras áreas, e estamos à disposição para ajudá-los! Entre em contato conosco por meio do nosso formulário!
Nos acompanhe pelo Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades e temas de seu interesse!