Departamento jurídico: 4 vantagens de terceirizar esse serviço

A terceirização do departamento jurídico é feita com a contratação de um escritório de advocacia

A gestão de uma empresa envolve diversas responsabilidades, muitas delas relacionadas à legislação. Por isso, é fundamental contar com um departamento jurídico de qualidade. Para apoiar a tomada de decisões, atuar de forma preventiva e lidar com eventuais demandas judiciais.

Entretanto, a internalização desse departamento exige a adequação de estrutura, contratação de profissionais formais e outros cuidados que dificultam essa tarefa. Além disso, a terceirização de serviços é a alternativa ideal e proporciona diversos benefícios para o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos apresentar 4 vantagens de terceirizar o setor jurídico da sua empresa. Confira!

1. Equipe especializada para prestação do serviço

A terceirização do departamento jurídico é feita com a contratação de um escritório de advocacia. Em geral, eles contam com profissionais especializados em diversas áreas e fazem um trabalho em conjunto.. Sempre em busca das melhores soluções para os clientes.

Com um setor interno, é mais difícil montar uma equipe com conhecimentos tão amplos. Afinal, o Direito conta com diversos segmentos e, por mais preparado que seja um profissional, não é fácil dominar todas as áreas para prestar uma consultoria jurídica completa.

Por outro lado, como o escritório conta com diversos advogados, a empresa garante que todos os profissionais estarão constantemente atualizados a respeito das mudanças na legislação e nas decisões dos Tribunais.

Duas pessoas fechando um negócio. Apertando as mãos.
Montar uma equipe interna demanda investimentos

2. Disponibilidade de profissionais

Um problema comum ao contratar empregados é a disponibilidade: podem acontecer afastamentos por doenças, imprevistos ou férias. Em caso de rescisão do contrato, a empresa também fica sem suporte até conseguir um substituto.

Ao terceirizar o departamento, você garante que sempre terá alguém à disposição para solucionar as dúvidas e oferecer o suporte necessário. Isso acontece porque, mesmo com afastamento ou férias dos advogados, o escritório de advocacia sempre mantém profissionais capacitados para atender as demandas dos clientes.

Foto de uma mesa, sobre ela uma balança e uma pessoa olhando um livro.
Um departamento jurídico terceirizado proporciona benefícios para a empresa

3. Redução de custos

Montar uma equipe interna demanda investimento: móveis, adequação do espaço de trabalho e equipamentos. Além das despesas para a contratação formal, como férias, 13º salário, FGTS etc. Em suma, na terceirização do serviço, a empresa contrata um escritório pelo valor determinado no contrato, sem custos adicionais com afastamentos ou demissões.

Além disso, essa também é uma opção para trabalho conjunto com o departamento interno: em vez de contratar novos profissionais, a empresa pode contar com um escritório para atuar em parceria com os advogados contratados. Garantindo suporte para assuntos específicos, sem os custos decorrentes da contratação de mais empregados.

Duas mulheres fechando um negócio sobre o departamento jurídico.
A terceirização também proporciona mais praticidade para a empresa

4. Praticidade na contratação

Essa alternativa também proporciona mais praticidade para a empresa. Afinal não é preciso lidar com as burocracias que envolvem um contrato de trabalho, com registro em CTPS, controle de jornada, folha de pagamento e outras tarefas.

Por outro lado, os contratos de prestação de serviço deixam claro os direitos e deveres das partes, inclusive a respeito do sigilo profissional. Portanto, a empresa contará com toda a segurança necessária ao terceirizar o serviço.

Enfim, contar com um departamento jurídico terceirizado proporciona diversos benefícios para a empresa. Entretanto, na hora de fazer essa contratação, é fundamental buscar escritórios de advocacia especializados. Que ofereçam um serviço de qualidade e personalizado de acordo com as necessidades do negócio.

Se você quer mais informações sobre como funciona esse serviço, entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar a sua empresa!

Imagens: Balança, aperto de mão, negócio fechado.

Conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert