4 motivos para fazer a gestão tributária na sua empresa

Manter uma empresa funcionando a pleno vapor e atendendo completamente às obrigações legais não é fácil. As responsabilidades com o Fisco são muitas e impactam diretamente em outro aspecto crucial: a saúde financeira da organização, uma das razões pelas quais a gestão tributária é tão importante.

Quer entender a aplicação desse recurso e por que ele é essencial? Continue lendo este artigo, confira sua aplicação, quatro razões para adotá-lo e como contar com advogados especialistas na área pode otimizar os resultados da sua companhia.

Homem com um caderno, ele está apontando para algo no caderno.

A importância de investir em gestão tributária

Um dos seus benefícios é fortalecer a compliance, ou seja, garantir que o conjunto de normas, diretrizes internas, externas e políticas aplicáveis à sua empresa por causa do seu segmento de atuação seja seguido à risca.

Condutas ilegais são verificadas no âmbito penal, contábil, fiscal, ambiental, trabalhista, previdenciário e até mesmo em questões éticas, gerando enormes prejuízos financeiros à empresa — mais uma razão pela qual vale tanto a pena investir em gestão tributária.

Exemplos disso são os casos de pagamento de propina por organizações envolvidas na Lava Jato: tratando especificamente da Odebrecht, a operação penalizou a construtora com R$ 6,8 bilhões em dívida e a companhia está atualmente em recuperação judicial.

Os motivos para fazer a gestão tributária na sua empresa

Além de fortalecer a compliance mantendo a boa imagem e o posicionamento estratégico da companhia, investir em medidas de gerenciamento eficaz dos tributos também traz outros benefícios, como os quatro enumerados na sequência.

1. Adoção de um regime tributário mais favorável

Muitas PMEs optam pelo Simples Nacional pela facilidade para pagar os valores devidos ao Fisco em guia única e por acreditarem que a escolha é menos onerosa ao caixa da empresa. Porém, os gestores desconsideram que essa modalidade mantém a alíquota cobrada com base no faturamento ignorando eventuais prejuízos.

Além de ser imprescindível observar as imposições legais de adequação a certo regime tributário, é necessário ver os resultados e fazer projeções para eleger o sistema mais adequado — planejamento feito com maestria quando você tem profissionais gabaritados como advogados e contadores orientando a administração.

2. Aproveitamento de benefícios fiscais

O ordenamento jurídico fornece alguns incentivos para o progresso econômico oferecendo prerrogativas às corporações. Por exemplo: a Lei 11.196/05 prevê a redução de 50% do IPI na compra de equipamentos destinados exclusivamente à P&D por empresas de pesquisa e desenvolvimento.

Com tantos tributos cobrados (IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, ICMS, entre outros), talvez haja algum dispositivo desonerando sua companhia parcial ou totalmente do pagamento, matéria de domínio de quem atua na gestão tributária.

Conversa entre duas pessoas em uma mesa de escritório.

3. Redução do risco de autuação

Com o compliance fortalecido, irregularidades são evitadas e, consequentemente, multas e demais penalizações por órgãos fiscalizadores, bem como processos judiciais e administrativos. Isso sem falar do dano à imagem e credibilidade da companhia no mercado, prejuízo às negociações e operações.

4. Apoio na tomada de decisão

A saúde financeira da empresa é essencial para praticamente toda estratégia adotada no ambiente corporativo. Sendo assim, a alocação de recursos passa a ser direcionada quando você tem noção das alíquotas e gastos envolvidos na transação, informação valiosa repassada pelo seu advogado, especialista no assunto.

A importância do especialista em gestão tributária

A adoção e o controle de todas as medidas mostradas podem ser feitos quando há o acompanhamento de uma rede de profissionais com total domínio do assunto, experientes e especializados.

Eles têm o conhecimento técnico necessário para orientar e maximizar os seus investimentos, respaldar a tomada de decisão, evitar prejuízos e a perda de oportunidades interessantes para o seu negócio.

Uma equipe de alta qualidade e experiência em gestão tributária como a nossa pode ser justamente o diferencial competitivo de que a sua empresa precisa para ganhar evidência no mercado e operar com tranquilidade.

Falando nisso, não deixe de conferir o nosso post sobre como escolher um escritório de advocacia em Curitiba.​

Imagens: Caderno, conversa.

Conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert