Miró Neto Advogados
Gráfico com moedas mostrando a queda de faturamento da empresa.

Aprenda como diminuir a inadimplência em uma empresa!

Ter uma finança saudável é fundamental para a empresa que deseja crescer e se manter competitiva no mercado.

No entanto, existem alguns riscos que podem comprometer o orçamento e resultados do negócio, por exemplo, a falta de pagamentos dos clientes. Por este motivo, é preciso saber como diminuir a inadimplência em uma empresa.

Apesar de controlar a inadimplência ser um grande desafio, ela é extremamente necessária, tendo em vista que pode gerar diversos prejuízos, como a redução do fluxo de caixa, provocar a solicitação de empréstimos com taxas altas e demais riscos.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas de como diminuir a inadimplência em uma empresa para que ela possa expandir com segurança. Acompanhe!

Várias pessoas segurando várias sacolas com compras.

Tenha um histórico de clientes

É muito importante ter um histórico dos clientes em mão para identificar quem são aqueles que pagam corretamente e quem são os maus pagadores. Em alguns casos, um cliente inadimplente não vale a pena ser mantido.

Controle as finanças

Uma outra forma de diminuir a inadimplência é por meio do controle das finanças. É necessário ter o registro de todos os valores recebidos, pendências e tempo de atraso. Manter esse acompanhamento ajuda a identificar os clientes que pagam bem e os maus pagadores, possibilitando práticas ainda mais direcionadas para cada perfil de cliente.

Estabeleça uma política de cobrança eficaz

Estabelecer uma política de cobrança eficaz é um outro passo importante. Isso pode ser feito por meio do site da organização ou definido em contrato de concessão de crédito. Nela devem estar inseridas todas as informações como prazos para cobranças, métodos de como isso será realizado, se existe a possibilidade de negociações, etc. Isso serve para estruturar o processo e direcionar melhor sobre como lidar com essas situações.

Várias pessoas em uma sala de reunião falando sobre inadimplência.

Implemente a análise de crédito

Mesmo solicitando todos os documentos necessários para a abertura de castro do cliente, isso não impede a inadimplência. Por isso, use mecanismos como o SPC e SERASA para realizar uma consulta. Fazer negócios com alguém sem registro nos órgãos de proteção ao crédito não exclui completamente o risco da falta de pagamento, mas reduz de forma considerável essa chance.

Caso identifique algo suspeito na pesquisa, solicite o pagamento a vista ou em cartão de credito, já que é melhor ficar com seu produto do que não receber por sua venda.

Adote a tecnologia

Implementar a tecnologia ajuda no controle dos dados financeiros de forma muito mais eficaz, além de apoiar na identificação dos clientes inadimplentes, emitir boletos de cobrança, monitorar os resultados e outras vantagens. Dessa forma, os processos financeiros se tornam mais seguros e rápidos, colaborando para que o gerenciamento se torne cada vez mais eficiente.

Foto de um advogado trabalhando com um livro aberto.

Conte com o auxílio de uma consultoria jurídica

Por meio da consultoria jurídica, advogados especialistas em cobrança poderão ajudar nas melhores formas de exigir o pagamento e quando usar cada prática permitida por lei. Essa cobrança pode ser feita por meio de duas vias: extrajudicial e judicial. Entenda como funciona cada uma delas:

  • extrajudicial: nesse caso, o credor cobra diretamente do devedor. Ela pode ser feita por meio de cartas de cobrança, protesto de títulos em cartório, notificações judiciais, inscrição nos cadastros de inadimplentes, etc;
  • judicial: é usado pelo credor quando a via extrajudicial não foi eficaz o bastante. Nessa situação, é preciso analisar o custo/benefício de ajuizar uma ação de cobrança.

Antes de tomar uma decisão, é preciso analisar se a via escolhida realmente é a melhor opção e o seu custo/benefício, e a consultoria jurídica é capaz de orientar sobre isso.

Todas as dicas apresentadas são formas de como diminuir a inadimplência em uma empresa. Portanto contar com um bom escritório de advocacia para oferecer consultoria jurídica, é importante observar alguns pontos antes da contratação, como a referência no mercado, confiabilidade, disponibilidade em prestar informações, credibilidade e conhecimento dos profissionais sobre assuntos relacionados às cobranças e demais competências importantes para o fornecimento de um serviço de qualidade.

Quer contar com uma equipe jurídica especializada no assunto? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Imagens: clientes, advogado.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Faça o Download gratuito do nosso E-book

A reforma trabalhista muda a lei trabalhista brasileira e traz novas definições sobre férias, jornada de trabalho e outras questões. Faça o download gratuito do E-book.