Sociedade limitada: entenda o que é e quando é a melhor opção

Um dos primeiros passos necessários à estruturação de um empreendimento é a escolha do modelo de sociedade empresarial, já que são diversas as possibilidades, por exemplo, Sociedade Simples, Anônima, Comandita, Cooperativa e Sociedade Limitada. Cada uma delas têm suas especificidades, vantagens e desvantagens. Conhecê-las é fundamental para garantir o sucesso do negócio e a segurança dos empreendedores.

No Brasil, a Sociedade Limitada (LTDA) é a mais utilizada. Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre ela. Confira!

O que é Sociedade Limitada?

É um tipo de sociedade empresária constituída por dois mais ou mais sócios, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, por meio de um contrato social. Sua principal característica é a responsabilidade limitada dos sócios, ou seja, eles só respondem pelas dívidas da empresa até o valor limite de suas cotas — participação no capital social.

É importante ressaltar que esse modelo de sociedade requer a presença do administrador (representante legal). Ele pode ser pertencente ao quadro societário ou escolhido pelos sócios. Portanto caso a opção seja pela administração coletiva, é indispensável que os responsáveis sejam discriminados no contrato social.

Foto de um grupo de pessoas com as mãos sobrepostas simbolizando a sociedade limitada.
Toda Sociedade Limitada deve ser regularizada.

Quais são as características da LTDA?

Toda Sociedade Limitada deve ser regularizada por meio do registro na Junta Comercial do estado, bem como pela inscrição na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda e na prefeitura do município. Ademais, a legislação estabelece alguns outros regramentos. São eles:

  • cada associado tem responsabilidade limitada e restrita à integralização do capital, entretanto, todos respondem pelo total do capital social da empresa;
  • para assegurar a estabilidade e o funcionamento da empresa, é vedada a distribuição ou a retirada de lucro no caso de prejuízo;
  • um sócio pode ser excluído caso não pague o valor acordado ou coloque em risco o funcionamento ou a existência do negócio;
  • é recomendável a existência de conselho fiscal para gerenciar as ações da empresa e promover a integração entre os sócios.

Além dessas, existem ainda outras características. Após a delimitação das responsabilidades, o empreendimento adquire caráter autogerenciável. É impossível para os sócios a retirada de dinheiro a fim de custear despesas pessoais, ademais, os membros devem atuar de maneira integrada.

Quais são as vantagens e desvantagens da sociedade limitada:?

A LTDA apresenta muitas vantagens. As principais são:

  • remuneração compatível com o investimento;
  • autonomia da empresa;
  • possibilidade de exclusão de membros;
  • ação conjunta dos sócios;
  • estabilidade do negócio (em razão do impedimento de receber lucro diante de eventuais prejuízos).

Embora existam muitos pontos positivos, algumas desvantagens precisam ser observadas. Veja:

  • responsabilidade individual pelo capital total da empresa;
  • inexistência de capital mínimo;
  • conselho fiscal não é obrigatório.
Fotos de um grupos de mulheres empresárias.
Cada negócio é único

Para quais negócios ela é indicada?

A LTDA é indicada para qualquer segmento de comércio inaugurado por duas ou mais pessoas. Além das vantagens mencionadas, ela é menos onerosa quando comparada a alguns outros modelos de negócios, bem como desobriga a publicação de atos societários e outras informações financeiras.

Esse modelo é uma boa opção para aqueles que buscam desburocratização e simplicidade. Cabe ressaltar que cada negócio é único. Portanto, antes de optar por um tipo de sociedade empresarial, é importante conhecer todas as opções e verificar qual delas atende melhor às suas necessidades.

Enfim, agora você já sabe exatamente o que é a LTDA, quais características ela tem e quais são as suas vantagens e desvantagens. Portanto lembre-se de que iniciar ou transformar um empreendimento exige conhecimento, investimento e boas estratégias. No caso da Sociedade Limitada, você precisará também escolher com cautela os futuros sócios.

Ficou com alguma dúvida sobre a Sociedade Limitada? Então deixe o seu comentário no post!

Imagens: Companheiros, reunião.

Conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert