A gestão empresarial envolve diversas obrigações com os empregados: contratação, definição de jornada de trabalho, pagamento das verbas, etc. Você sabia que tudo isso pode ser facilitado com uma consultoria jurídica trabalhista?
Esse serviço é fundamental para as empresas, tendo em vista que a gestão de contratos de trabalho e pagamento de funcionários é uma parte importante do negócio.
Neste texto mostramos algumas vantagens de contratar uma consultoria jurídica e como isso pode afetar positivamente a saúde financeira da empresa. Acompanhe!
Esclarecimento de dúvidas
O primeiro ponto em que a consultoria jurídica pode ajudar a empresa é o esclarecimento de dúvidas. Como falamos, existem diversas normas na legislação trabalhista que se aplicam aos mais diversos tipos de contrato.
Você sabia que, por exemplo, foi criada uma modalidade de rescisão contratual com a reforma trabalhista? Essa é uma opção que pode ser vantajosa para as duas partes, mas a lei lista alguns requisitos para poder adotá-la.
Nessa hora a consultoria jurídica tem o papel de mostrar ao empresário o que pode e o que não pode ser feito, além de esclarecer as dúvidas do empregado, para que ele tenha mais segurança durante o contrato.
Atendimento da legislação e pagamento correto de verbas trabalhistas
Um dos grandes problemas nas empresas é o pagamento correto das verbas trabalhistas devidas aos empregados. Como existem várias regras sobre jornada de trabalho, adicionais, adiantamentos e outras questões, é comum ter dúvidas sobre o que deve ser pago.
Aqui a consultoria jurídica trabalhista também é fundamental, afinal um advogado especialista na área poderá verificar todos os contratos e como o empregado está atuando, para saber se tudo está sendo pago de forma correta ou se os funcionários têm algum direito que não é cumprido.
Isso é importante para a satisfação dos empregados, aumentar a produtividade e garantir que as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, afinal uma fiscalização poderá aplicar multa se houver algo ilegal dentro da empresa.
Também é importante verificar toda a jornada de trabalho para avaliar o pagamento de horas-extras, adicionais noturnos, insalubridade e periculosidade. Tudo isso deve ser registrado e pago para o atendimento às normas trabalhistas.
Diminuição de ações judiciais
As vantagens que apresentamos leva a uma consequência muito importante: a diminuição de reclamatórias trabalhistas contra a empresa.
Isso acontece porque quando o empregador cumpre as normas e faz os pagamentos corretos, os empregados não têm argumentos para processar a empresa. O que pode levar a condenações trabalhistas e aumento de custos.
Essa redução de ações judiciais também melhora a imagem da companhia, que será conhecida por pagamentos em dia e em conformidade com a lei, melhorando o ambiente de trabalho e agregando mais valor ao nome empresarial.
Redução de custos
Outra consequência importante da consultoria jurídica é a redução de custos na empresa. Apesar de parecer o contrário porque há contratação de uma equipe, pagamento de verbas corretas aos funcionários e outras questões que trazem despesas, haverá economia na companhia.
Quando uma verba trabalhista é devida, mas não é paga pela empresa, há aplicação de multas. As férias não concedidas no tempo correto, por exemplo, devem ser pagas em dobro, o que acarreta ainda mais custos.
Também há questões envolvendo indenizações a funcionários que foram lesados, juros e correção monetária a respeito de verbas que não foram pagas no tempo correto e outras despesas que podem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Portanto vale lembrar que é preciso procurar uma consultoria jurídica trabalhista com um escritório de confiança e experiência na área para encontrar as melhores soluções para a sua empresa.
Enfim, conseguiu entender melhor as vantagens da consultoria jurídica? Se você pensa em contratar esse serviço, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!
Imagens: Escritório, homem.