Por que contratar uma assessoria para abertura de empresa?

A assessoria para abertura de empresa é um serviço que pode ser essencial para os sócios. Afinal, esse procedimento é bem burocrático e envolve várias decisões que afetarão o futuro do negócio, vinculando direitos e obrigações.

Por isso, contar com o apoio de quem tem experiência na área e conhece todos os trâmites é fundamental. Assim, é possível ter segurança e tranquilidade nesse momento, sabendo que todas as alternativas serão avaliadas.

Neste texto mostraremos alguns motivos para contratar uma assessoria para abertura de empresa. Confira!

Ajuda na decisão sobre o regime tributário mais adequado

A assessoria jurídica é fundamental no momento de escolher o regime tributário mais adequado para a empresa. Como o próprio nome já diz, essa decisão influenciará nos tributos que incidirão sobre o negócio e as formas de pagamento, sendo que um enquadramento errôneo pode acarretar custos desnecessários e até prejuízo.

Atualmente, as empresas podem escolher entre três tipos de regime tributário: lucro real, lucro presumido e o Simples Nacional. Isso deve ser decidido antes mesmo da abertura do negócio, com a ajuda de uma assessoria experiente que poderá identificar qual o modelo mais benéfico para o empreendimento.

Portanto a escolha pode variar dependendo de vários fatores, como a área de atuação, o porte econômico, um planejamento diferenciado de lucratividade e custos, estado do mercado etc. Tudo isso é diferente em cada caso e não há uma fórmula certa. Mas, com uma assessoria para abertura de empresa, os sócios terão mais segurança nesse momento.

Dois empresários apertando as mãos, fechando um negócio.
O processo para a abertura de uma empresa é bem burocrático.

Conhecimento acerca dos processos burocráticos

O processo para a abertura de uma empresa é bem burocrático, envolvendo desde a escolha do nome empresarial até a solicitação da Inscrição Estadual. Além disso a maioria das etapas depende de órgãos públicos, apresentação de documentos etc.

Tudo isso pode ser bem complicado no começo, principalmente quando o empresário não tem experiência com esses procedimentos. A assessoria pode ser fundamental nessa hora: ela ajudará a economizar tempo e dinheiro.

O contrato social é o documento mais importante relacionado à empresa. Nele constarão os dados dos sócios, atividade principal, capital social, forma de administração, regime tributário etc. Portanto ele deve ser, obrigatoriamente, assinado também por um advogado.

É fundamental contar com esse apoio jurídico em todo o procedimento. Porque qualquer etapa feita de forma errada poderá atrasar o processo, e se for descoberta alguma irregularidade. Posteriormente, a empresa pode ter que arcar com multas e ter que fazer adequações que prejudicarão a saúde financeira do negócio.

Criação de um histórico

Com a assessoria atuando desde o nascimento da empresa, será criado um vínculo e um histórico com o empreendimento. Todas as relações jurídicas que acontecer serão de conhecimento dos advogados, que saberão lidar com os problemas da forma mais benéfica para os sócios.

Isso é fundamental para solucionar qualquer conflito que possa haver com fornecedores, consumidores e até mesmo com o Fisco. A assessoria já conhecerá o balanço financeiro, as expectativas e os planejamentos da empresa, atuando de forma a garantir os interesses do empresário.

Contando com uma assessoria para abertura de empresa os sócios garantirão que o regime tributário será o mais benéfico. E que não haverá empecilhos no procedimento. Além disso, também criarão um histórico com os advogados, que acompanharão o empreendimento desde o começo.

Enfim, agora que você já sabe a importância de uma assessoria para a abertura de uma empresa, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços!

Imagens: Aperto de mãos.

Conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert