A assessoria jurídica para abertura de empresa é um serviço que pode ser essencial para os sócios. Afinal, esse procedimento é bem burocrático e envolve várias decisões que afetarão o futuro do negócio, vinculando direitos e obrigações.
Por isso, contar com o apoio de quem tem experiência na área e conhece todos os trâmites é fundamental. Assim, é possível ter segurança e tranquilidade nesse momento, sabendo que todas as alternativas serão avaliadas na abertura de empresa.
Neste texto mostraremos alguns motivos para contratar uma assessoria para abertura de empresa. Confira!
Ajuda na decisão sobre o regime tributário mais adequado
A assessoria jurídica é fundamental no momento de escolher o regime tributário mais adequado para a empresa. Como o próprio nome já diz, essa decisão influenciará nos tributos que incidirão sobre o negócio e as formas de pagamento, sendo que um enquadramento errôneo pode acarretar custos desnecessários e até prejuízo.
Atualmente, as empresas podem escolher entre três tipos de regime tributário: lucro real, lucro presumido e o Simples Nacional. Isso deve ser decidido antes mesmo da abertura do negócio, com a ajuda de uma assessoria experiente que poderá identificar qual o modelo mais benéfico para o empreendimento.
Portanto a escolha pode variar dependendo de vários fatores, como a área de atuação, o porte econômico, um planejamento diferenciado de lucratividade e custos, estado do mercado etc. Tudo isso é diferente em cada caso e não há uma fórmula certa. Mas, com uma assessoria para abertura de empresa, os sócios terão mais segurança nesse momento.
Conhecimento acerca dos processos burocráticos na abertura de empresa
O processo para a abertura de uma empresa é bem burocrático, envolvendo desde a escolha do nome empresarial até a solicitação da Inscrição Estadual. Além disso a maioria das etapas depende de órgãos públicos, apresentação de documentos etc.
Tudo isso pode ser bem complicado no começo, principalmente quando o empresário não tem experiência com esses procedimentos. A assessoria pode ser fundamental nessa hora: ela ajudará a economizar tempo e dinheiro.
O contrato social é o documento mais importante relacionado à empresa. Nele constarão os dados dos sócios, atividade principal, capital social, forma de administração, regime tributário etc. Portanto ele deve ser, obrigatoriamente, assinado também por um advogado.
É fundamental contar com esse apoio jurídico em todo o procedimento. Porque qualquer etapa feita de forma errada poderá atrasar o processo, e se for descoberta alguma irregularidade. Posteriormente, a empresa pode ter que arcar com multas e ter que fazer adequações que prejudicarão a saúde financeira do negócio.
Criação de um histórico
Com a assessoria atuando desde o nascimento da empresa, será criado um vínculo e um histórico com o empreendimento. Todas as relações jurídicas que acontecer serão de conhecimento dos advogados, que saberão lidar com os problemas da forma mais benéfica para os sócios.
Isso é fundamental para solucionar qualquer conflito que possa haver com fornecedores, consumidores e até mesmo com o Fisco. A assessoria já conhecerá o balanço financeiro, as expectativas e os planejamentos da empresa, atuando de forma a garantir os interesses do empresário.
Contando com uma assessoria para abertura de empresa os sócios garantirão que o regime tributário será o mais benéfico. E que não haverá empecilhos no procedimento. Além disso, também criarão um histórico com os advogados, que acompanharão o empreendimento desde o começo.
Enfim, agora que você já sabe a importância de uma assessoria para a abertura de uma empresa, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços!
Imagens: Dylan Gillis on Unsplash, Aperto de mãos.