4 vantagens da consultoria trabalhista preventiva
A consultoria trabalhista preventiva deve prezar pela qualidade para ser eficiente. CLT, Portarias, leis esparsas, convenções, normas e outras exigências requerem muita atenção para não ser surpreendido.
As relações trabalhistas no Brasil são regidas e regulamentadas por uma vasta legislação. Além da CLT, existem Portarias editadas pelo órgão do Ministério do Trabalho, leis esparsas, convenções coletivas, normas relativas à Segurança do Trabalho e várias outras. Daí a importância de uma consultoria trabalhista.
Cientes da importância e da complexidade do assunto, as empresas conscientes e que queiram sobreviver no mercado precisam contar com a ajuda de uma consultoria trabalhista preventiva.
Sendo assim esse tipo de consultoria preventiva é responsável pelas questões legais relativas às atividades da empresa e também ajuda a alinhar as leis trabalhistas com as políticas internas da empresa.
Neste artigo, vamos apresentar vantagens da consultoria trabalhista preventiva em uma corporação. Se você é empresário e quer ter tranquilidade na condução dos seus negócios, não deixe de ler!
1. Melhora o desempenho financeiro
Uma consultoria trabalhista preventiva eficiente ajuda a empresa a analisar e identificar práticas equivocadas e políticas internas. Que possam, porventura, estar violando os direitos trabalhistas dos seus funcionários.
O desrespeito às normas trabalhistas pode acarretar em condenação em ações judiciais e multas emitidas pelos órgãos públicos. Multas essas que monitoram as relações empregatícias. Essa questão é muito grave, já que tudo isso pode causar gastos jurídicos muito altos e comprometer o orçamento financeiro da empresa.
Por isso, o papel do advogado especialista é verificar possíveis violações a esses direitos e contornar essa situação, de forma a manter a segurança jurídica.
2. Mantém um bom relacionamento entre empresa e funcionário
O auxílio de uma assessoria jurídica oferece segurança aos funcionários, que ficarão mais aliviados e cientes de que os seus direitos estão sendo observados e respeitados. Essa garantia oferece maior segurança ao trabalhador.
Dessa forma, a relação entre as partes empresa-funcionário torna-se mais harmônica e saudável. Como consequência, há melhorias na qualidade de vida dos empregados, mais satisfação e motivação profissional e até o aumento da produtividade. Por isso, o investimento vale a pena.
3. Proporciona segurança contratual
O empresário consciente de seu dever perante a sociedade deve buscar uma assessoria de advogados capacitados e comprometido com o bem-estar da empresa. Esse profissional jurídico é responsável por elaborar e analisar os contratos de trabalho pertencentes às empresas.
Além disso, ele ajuda a identificar brechas e pontos mal redigidos e com interpretação duvidosa.
4. Ajuda no crescimento da empresa
Uma consultoria trabalhista preventiva fornece maior segurança na condução e desenvolvimento dos negócio. E ajuda a analisar pontos e falhas que podem causar prejuízos graves à corporação.
Dessa maneira, o empresário deixa de se preocupar com essas questões jurídicas. E foca a sua atenção para os seus negócios, de fato.
Além de melhorar o desempenho e o crescimento das corporações, ela evita riscos decorrentes dos negócios e gastos desnecessários. E gera uma imagem positiva perante os demais funcionários e terceiros.
A consultoria trabalhista preventiva deve prezar pela qualidade da prestação dos seus serviços, respeitar os prazos e sanar dúvidas de clientes. Dessa maneira, há a garantia de cumprimento de todas as previsões e exigências estipuladas na lei. Portanto é importante procurar um escritório de advocacia experiente e atualizado com as mudanças trabalhistas que sempre estão surgindo.
Por isso essa medida é essencial para evitar que as empresas sofram problemas e prejuízos na justiça decorrentes da falta de observação de alguma regra legal.
Quer saber como contratar uma consultoria trabalhista preventiva para a sua empresa? Então, entre em contato conosco que vamos ajudá-lo!
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