Saiba por que contratar uma consultoria tributária

É comum ouvir, por parte dos empreendedores, a queixa de que o sistema tributário brasileiro é extremamente oneroso e bastante complexo. Por isso, adentrar e se estabelecer no ramo do empreendedorismo é um grande desafio.

Muitas empresas não conseguem sobreviver ao primeiro ano de funcionamento, e tudo isso piora quando não se possui um bom planejamento tributário e formas de diminuir legalmente os custos.

Por essa razão, é importante que a empresa procure contratar uma consultoria especializada para tratar das questões tributárias, como pagamentos de impostos, taxas, etc. Leia as nossas dicas a seguir e saiba por que você deve ter o apoio de uma consultoria tributária.

Pague os tributos devidos de forma correta

Por vezes, há grande confusão na hora de pagar os tributos devidos pela empresa. Isso porque existe uma certa dificuldade em enquadrar corretamente a situação da empresa em relação a pagamentos, isenções ou imunidades, além da constante evolução da jurisprudência — decisões reiteradas dos tribunais — sobre a matéria.

Profissionais especializados têm a importante missão de dissipar essas dúvidas, fazendo o correto enquadramento e evitando que a empresa possa sofrer penalidades por deixar de pagar indevidamente algum tributo, ou evitando pagamentos maiores do que o devido.

Adote o melhor regime jurídico tributário

A legislação tributária prevê diversas formas de regimes jurídicos para pagamentos de tributos e que visam categorias específicas do empresariado. Tais regimes podem simplificar o recolhimento dos valores devidos ao fisco, estabelecer alíquotas menores, bases de incidência diferenciadas, etc.

A maneira mais segura de se fazer essa escolha é por meio do corpo técnico especializado, que conseguirá, seguramente, o meio mais eficaz e menos oneroso para o seu negócio — já que uma escolha errada poderá acarretar prejuízos, com pagamentos maiores, além de só se poder mudar novamente de regime dentro de um outro exercício fiscal.

Melhore a gestão da empresa com a consultoria tributária

Aglutinar tarefas distintas em setores não específicos da empresa, em especial uma matéria tão complexa e delicada como é a questão tributária, acaba sendo contraproducente, pois qualquer erro pode acarretar prejuízos indesejáveis — como o pagamento de multas, sonegação indevida, pagamento a mais do que o devido, entre outros.

Todos esses problemas acabam gerando outras despesas, ou mesmo um trabalho desnecessário que poderia ser usado para realizar outras atividades, como nos processos de restituição ou reembolso, por exemplo.

Com uma consultoria tributária, descentraliza-se essa atividade para maior segurança das operações dos recolhimentos tributários, com o cumprimento fiel da legislação específica.

Reduza os custos com pessoal da empresa

Contratar uma consultoria especializada, além dos benefícios já destacados, também tende a diminuir os custos com o pessoal próprio da empresa, uma vez que existe o pagamento de diversos encargos trabalhistas e previdenciários, a necessidade da constante reciclagem do pessoal (com oferecimento de cursos capacitadores).

Portanto, gasta-se menos com a contratação de uma consultoria especializada do que com funcionários novos, além de que se tem um serviço altamente especializado e que trará uma grande economia fiscal e estratégica para a empresa.

O que achou do nosso artigo? Entre agora mesmo em contato conosco e tire todas as suas possíveis dúvidas sobre consultoria tributária.

Conteúdos exclusivosPowered by Rock Convert